quinta-feira, 6 de novembro de 2008

A moda não pode ser assim!

O projeto de  lei do senador Gerson Camata aprovado hoje na Comissão de Ciência, Tecnologia e Comunicação do Senado, determina que todas as modelos habilitadas a trabalharem em desfiles de moda e campanhas publicitárias terão que apresentar um peso correspondente ao Indice de Massa Corporal (IMC) acima de 18.

 A morte da modelo brasileira Ana Carolina Reston Macan, de 21 anos, em 2006, provocada por  aneroxia( distúrbio psicológico que leva a vítima a rejeitar alimentos em virtude da busa de um corpo cada vez mais magro), chamou a atenção das autoridades. Segundo Camata, foi a morte da modelo que despertou as autoridades e a sociedade para refletir sobre as exigências do padrão de beleza relacionado ao mundo da moda.

 A semana de moda mais importante do Brasil, a São Paulo Fashion Week (SPFW) adotou,já em 2006, normas que proibem a participação de modelos excessivamente magras. Campanhas publicitárias contra a anorexia também já renderam polêmicas pelo mundo.  

O italiano Oliviero Tosacani (publicitário e fotógrafo, premiado pelas campanhas da United Collors Of Benneton) chocou o mundo, em 2007, quando fez a campanha da grife Nolita, em que  aparece uma modelo de 26 anos pesando somente 30 quilos(kg). Considero que foi um alerta `a falta de bom senso do mundo da moda!

 

Hoje, espera-se que no Brasil esta lei realmente entre em vigor para que haja um maior controle no padrão de beleza imposto pela indústria da moda. 

A garota de Ipanema tão aclamada por Tom Jobin e Vinícius de Morais agradece!

 

Vocabulário:

Bom senso: aplicar a razão de forma adaptada `as circunstâncias.

Bom senso comum: faculdade que a generalidade dos homens possui de raciocinar um acerto; bom senso crítico: faculdade de apreciar e julgar com ponderação e inteligência; bom senso estético: faculdade de apreciar as coisas belas; bom senso prático: sentido utilitário.

Na Língua Portuguesa existe também a palavra CENSO, que tem significados de recenseamento geral da população; rendimento que serve de base ao exercício de certos direitos; pensão anual pela posse da terra ou em virtude de um certo contrato.

 

Um comentário:

ONE 2 ONE COMMUNICATION & LANGUAGE disse...

Hoje tive um probleminha para formatar o texto. Espero que não atrapalhem a leitura!
Um abraço!
Marcelo Araújo Barbosa