segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Obama!

O mundo inteiro está de olho nas eleições dos Estados Unidos. 

O candidato democrata à Presidência norte-americana, Barack Obama, continua liderando as pesquisas de intenção de voto a um dia do pleito que elegerá o sucessor de George W. Bush na Casa Branca. 

 

De acordo com a pesquisa diária divulgada nesta segunda-feira (3) pela Reuters/Zogby, Obama lidera em seis de oito estados-chave, incluindo Flórida e Ohio.

Obama aparece na pesquisa com 7% de vantagem em relação a McCain. A margem de erro da pesquisa é de 2,9 pontos, o que dá a Obama uma posição favorável nas eleições de amanhã. John McCain luta para ultrapassar o adversário e enfrenta o desafio de conquistar votos nos estados que elegeram George W. Bush em 2004.

 

Diferentemente do Brasil, em que o voto é obrigatório para todos os brasileiros entre 18 e 70 anos, nos Estados Unidos o voto é facultativo, ou seja, votam somente aqueles que desejam participar das eleições. Nestas eleições americanas é interessante observar que o aumento de eleitores, especialmente jovens, teve um aumento significativo em relação `as eleições de 2004. 

Talvez seja uma resposta ao Governo Bush e uma esperaça de uma mudança em um país que sempre se sentiu como a maior potência do mundo e que agora encontra-se fragilizado.

Vamos aguardar para ver quem vencerá!

Nenhum comentário: