quarta-feira, 5 de novembro de 2008

A esperança dos EUA tem nome: Barack Obama!

Uma eleição histórica.  Os EUA elege o primeiro presidente negro, Barack Obama, que se tornou símbolo de esperança e de mudanças no país. O democrata, de 47 anos,  derrotou McCain nas urnas e disse em seu primeiro discurso: "A mudança chegou na América".
O discurso de Obama foi emocionante e promoveu lágrimas em brancos, negros, pobres e ricos. Os jovens americanos nunca haviam participado tanto de uma eleição. As filas quilométricas nos postos de votação e a demora para votar( média de 3 horas de espera nas filas) ja eram o reflexo de que muita gente fazia questão de ser cidadão e, mais do que isso, de  votar em Obama em nome da mudança por um país melhor. 
A festa democrata teve clima comparado ao final de Copa do Mundo no Brasil. Nunca tínhamos visto tão grandiosa comemoração num resultado eleitoral americano.
Obama tem agora a difícil tarefa de recuperar a economia de seu país e de entrar para a história, não somente como o primeiro negro a ser presidente dos EUA, mas também como o maior herói de sua nação. 
Acompanhe a apuração das eleições dos EUA aqui.
Vocabulário:
eleger: escolher por meio de voto
discurso: exposição metódica por meio da fala sobre determinado assunto
num: em + um 

Nenhum comentário: