quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Copa do Mundo de 2014 terá 12 sedes brasileiras

Em reunião com o presidente do Brasil ,Luiz Inácio Lula da Silva, o presidente da Fifa, Joseph Blatte, reafirmou que o Brasil terá 14 sedes para os jogos da Copa do Mundo de 2014.As 12 cidades serão escolhidas pelo comitê executivo da Fifa nos dias 19 e 20 de março, mas o ministro do Esporte, Orlando Silva, antecipou que haverá pelo menos uma sede no Pantanal (Cuiabá ou Campo Grande) e outra na região amazônica (Belém ou Manaus). Se o valor de uma passagem aérea ou até mesmo de ônibus para estas regiões são absuradamente caras, imaginem quanto custará nos dias dos jogos da Copa do Mundo. Outra questão é a infraestrutura das cidades brasileiras que necessitam de socorro. Transporte público de qualidade, segurança, rede de hotéis, limpeza das ruas.....Há um monte de coisas a serem modificadas até 2014. "A decisão da Fifa de escolher 12 cidades levou em conta esse critério, de ter uma cidade do Pantanal e uma cidade da Amazônia, o que para nós é muito importante, porque são destinos turísticos fundamentais do Brasil e que merecem ser promovidos", argumentou Silva. Silva disse ainda que, a partir da próxima sexta-feira (30), um grupo técnico da Fifa visitará todas as cidades que têm projeto para ser sede da Copa e o relatório desse grupo vai influenciar a decisão do comitê executivo da entidade, que se reúne nos dias 19 e 20 de março para eleger as 12 sedes. Ainda não está confirmado que a abertura da Copa do Mundo no Brasil será em São Paulo e nem que a partida final será no Rio de Janeiro. Estou torcendo para ter final de Copa do Mundo entre Brasil e Argentina no Maracanã! Com direito a goleada em cima dos "hermanos". Veja aqui projetos de estádios de futebol para sediar a Copa do Mundo de 2014 no Brasil

Um comentário:

Anônimo disse...

A Cidade para ser Sub-Sede em uma região tem que deixar um legado de desenvolvimento que beneficie a absoluta maioria da população da região, e dessa forma também trazer favorecimentos para os habitantes dos demais Estados e Municípios pelo Brasil. O acesso entre Estados e Municipios tem que ser facilitado com transportes e deslocamentos via Terrestre, Fluvial e Aérea. A Cidade-Sede tem que ser localizada em uma área adjacente de acesso fácil sem obstáculos ou impedimentos para que sejam dadas as oportunidades para a maioria absoluta da população.
Penso que a Sub-Sede de uma Copa do Mundo não pode ficar “Isolada” e nem deve ficar restrita apenas ao Estado ou a Cidade-Sede pois os favores do evento tem que ser ampliados para que seja certo alcançar a participação dos demais Estados e Municipios pelo Brasil, e tudo isso é para que a maioria absoluta dos habitantes da região possam ter garantias da consideração de fazer lograr a parte dos favores do evento.
Com referência aos estádios da cidade sede é preciso levar em conta as condições para utilização dos mesmos não apenas por ocasião do evento mas também depois que terminar, para que depois não venham a se transformarem em verdadeiros “Elefantes Brancos” sem finalidade de utilização e cuidados de manutenção. É preciso também levar em consideração o apelo popular a paixão do povo pelo futebol assim como a frequencia do público nos estádios. Os estádios não podem ser construídos apenas para o evento e depois deixados de lado a míngua. É necessário que sejam justificados os projetos de grande custo para que os estádios não fiquem desprezados.
O dinheiro público ou privado não pode ser usado de forma desiquilibrada, não pode ser gasto desordenadamente e nem desperdiçado de forma irresponsável.